domingo, agosto 19, 2012


Realidade vs. Ilusão

Encarar a realidade, dando valor aos pontos positivos, mas nunca ignorando os negativos, apenas os encarando como uma forma de aprendizagem e autodesenvolvimento, pode ser mais doloroso e difícil, mas apresenta mais sucesso do que viver na ilusão, na negação da dureza da realidade, na fuga pelo caminho mais fácil. Prefiro admirar a realidade com suas qualidades e defeitos do que me encantar pela ilusão e perder o encanto ao descobrir que o mundo não é perfeito. Viver na ilusão só nos traz uma ilusória, falsa felicidade, com um vazio constante. Aprender a viver na realidade, porém, por mais difícil que seja, nos traz uma satisfação igualmente real.

Não entendo porque as pessoas têm essa mania de se encantar pela ilusão. Admiram algo ou alguém até certo ponto, até o momento que só os pontos positivos estão claros, até o momento que os pontos negativos são "uma gordurinha ali" ou "uma risada estranha". Quando os defeitos reais aparecem, a ilusão desaparece, o encantamento também. Por que? Não consigo compreender porque a realidade torna as coisas tão ruins. Nada é perfeito, será que ninguém entendeu isso ainda? Não existe perfeição. O que existe é "valer a pena".

Eu, pessoalmente, admiro ainda mais, principalmente as pessoas, depois de conhecer seus defeitos. É como se eu olhasse e pensasse "que bom, essa pessoa é tão humana quanto eu e mesmo assim consegue ser brilhante". A capacidade das pessoas de serem algo positivo pra outras, pro mundo, apesar de seus defeitos, isso é que as torna mais admiráveis. Ser perfeito provavelmente seria fácil demais. Quero ver você encarar a vida positivamente, agir da melhor maneira, errar sim, mas buscar sempre melhorar, com esse monte de defeitos que tem. Isso sim é difícil. Isso sim é admirável. É por isso que eu me encanto.

Mas algumas pessoas preferem criar ilusões onde é fácil criá-las, viver uma vida "mais ou menos", miserável de fato, através de ilusões criadas sobre uma realidade muitas vezes terrível, do que encarar a dura realidade e fazê-la melhor, não pela ilusão, mas encarando os problemas. Algumas pessoas preferem conviver com pessoas falsas, sem caráter, que buscam só pelos próprios interesses, passando por cima do sentimento de quem for para isso, pois é mais fácil viver com a ilusão de que essas pessoas são perfeitas (já que elas escondem seus defeitos na sua falsidade), do que encarar pessoas reais, com defeitos reais, e tentar crescer ao lado delas.

Infelizmente, essas pessoas só aprendem sofrendo quando a realidade dá um soco na cara delas, ou, muitas vezes, mesmo depois de muitos socos, elas continuam fugindo da realidade, pois tem mais medo de se machucar com algo intenso e real do que com algo leviano como uma ilusão.

Eu prefiro viver na realidade do que encarar o constante vazio da ilusão e de ter uma vida miserável, "mais ou menos", quando existe a possibilidade (e eu quero lutar por ela) de ter uma vida "espetacular".
2

2 comentários:

Frederico Rossin disse...

Ótima prosa. Belo texto e ideias fluidas.

Já diria o poeta (não sei qual, e nem deve existir): Nos descobrimos nos erros.

Ganhou um leitor.


Fred.

nogard230 disse...

vixi °u°

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t