quarta-feira, março 06, 2013


Hostilidade gratuita


Infelizmente, hoje, faleceu o Chorão, do Charlie Brown Jr..
Não o conheci, não sou ninguém pra dizer quem ele era pessoalmente ou algo do tipo, mas estou triste sim pelo falecimento por conta do trabalho dele, que aprecio bastante. Mas queria postar aqui a respeito das manifestações relacionadas a esse acontecimento, principalmente no facebook, que estão me irritando um pouco, confesso.

Fico impressionada com a falta de equilíbrio das pessoas às vezes. Tem que por tudo no extremo, criticar, radicalizar, coisas que não fazem sentido nenhum. Seria isso falta do que fazer?

Sim, eu fiquei triste e tenho certeza que muitas outras pessoas ficaram com a morte do Chorão. Mas não é o fim do mundo e não tô agindo como se fosse, não vejo nada de demais em prestar uma homenagem a alguém que significou algo em minha vida de certa forma, mesmo que indiretamente, através das músicas que foram importantes na minha adolescência e especialmente no ano passado. Se você não gosta dele, ótimo, ignore o acontecimento que é o mais digno a se fazer. Piadinhas bobas a respeito da morte, eu sinceramente não me importo, inclusive curti muitas por aí, não sou uma pessoa que se abala muito com a morte em si, até mesmo por conta da minha crença, o que me importa mais é pensar que nunca poderei ir num show deles, ou que não haverá mais músicas novas, e também uma tristeza por ver uma pessoa que tinha um talento que eu admirava falecer assim tão cedo.

Agora, pra que ficar generalizando, ofendendo as pessoas que quiseram homenagear como eu, sem necessidade nenhuma? Tratando todos como "falsos fãs" e como se fossem todos desocupados, principalmente na mente, sofrendo extremamente como se tivesse morrido um parente ou algo do tipo, porque não é assim. Prestar uma homenagem não significa que estou completamente de luto, chorando nos cantos, sem conseguir fazer nada. Na verdade, passei o dia conversando com os amigos aqui, jogando um pouco no computador, comemorando o aniversário de um amigo, e ouvi um pouco de Charlie Brown Jr sim, por essa data ter me lembrado o quanto gosto da banda.

Acho que, na verdade, os reais desocupados, extremos, que estão realmente ocupando suas mentes e seus dias com a morte do Chorão não são os fãs que prestaram homenagem, mas sim os arrogantes de plantão que arrumam qualquer desculpa pra tentar ofender alguém, simplesmente pelo fato de que não tem nada melhor pra dizer, nada de bom sobre si mesmo, e aí é mais fácil tentar rebaixar os outros pra se sentir superior.

Sinceramente, isso pra mim é muito semelhante a extremistas religiosos / ateus e coisas do tipo. Eu fui lá no meu facebook e prestei minha homenagem porque eu estava afim, não pedi pra ninguém começar a gostar de Charlie Brown ou do Chorão, não tentei "converter" ninguém e nem falei pra me deletar quem não gostasse dele, muito menos ofendi quem tivesse opinião diferente da minha. Não gostou do post, ok, ignore, gire seu scroll e desça pro próximo post na sua página. Qual o problema? Tá te doendo os olhos ver? Agora, alguém me explica qual é a necessidade de se postar textos ou imagens hostilizando quem gosta do cara e/ou ficou triste com a morte? Qual a necessidade de se ofender alguém simplesmente por um gosto musical ou uma vontade de se fazer uma homenagem? Pra mim isso se chama CABEÇA PEQUENA. É e preocupar demais com coisas que não importam nada na verdade.

O fato é que estou usando deste momento pra botar pra fora algo que já me incomoda há muito tempo. Sinceramente, digo isso porque posso dizer, porque eu ajo assim, não há hipocrisia aqui. Não tem nada de agradável pra falar, fique quieto! Por que algumas pessoas querem sempre ter uma palavra agressiva, crítica, tentando ferir em resposta a qualquer ação de outras pessoas? Qual o intuito disso, tentar parecer superior? Pra mim a arrogância só gera um sentimento de superioridade no ego da própria pessoa, enquanto afasta o resto do mundo de si. E isso não torna ninguém um "incompreendido" ou tão superior que não consegue ter ninguém por perto por não haver ninguém à altura. Isso te torna pequeno o bastante pra não conseguir ter humildade de perceber que ninguém é maior que ninguém, e que as suas babaquices nunca vão te tornar superior em sentido nenhum, e trazer bem nenhum a ninguém, muito menos a você.

Não suporto hostilidade gratuita. Gentileza gera gentileza, respeito gera respeito, e ser uma pessoa amarga e rude não acrescenta nada a ninguém. Já passou da hora de começar a mudar o mundo, mudando cada um de nós por dentro pra começar.

"Quando as palavras não são tão dignas quanto o silêncio, é melhor calar e esperar." Eduardo Galeano
0